Saiba como foi feita a "Batalha dos Bastardos" de Game of Thrones

By Helen Martins - 6/20/2016 03:32:00 AM

"A coisa mais logisticamente complicada que eu já estive envolvido," é como o diretor Miguel Sapochnik descreve fazendo o absolutamente incrível episódio do último domingo de Game of Thrones. 

Helen Sloan/HBO

Abaixo, há uma entrevista do diretor ao site EW, um relato sincero e detalhado do que era necessário para trazer a Batalha dos Bastardos (BOB) à vida; uma entrevista que não só dá uma perspectiva íntima na encenação do Jon Snow vs. Ramsay Bolton, mas também lhe dá uma sensação única do que é realmente dirigir uma sequência de grande batalha nos bastidores. Anteriormente, Sapochnik dirigiu na quinta temporada o episódio 5x08 "Hardhome", ele também estará dirigindo os 69 minutos do último episódio da próxima semana da season finale de Thrones.

OBVIAMENTE O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS

Entertainment Weekly: Nós vimos as batalhas em campo em tantos filmes. Houve alguns elementos particulares que você estava tentando imitar ou, para essa matéria, tentando evitar em comparação com o que temos visto na tela grande antes?

Miguel Sapochnik: Eu assisti a cada batalha de campo relvado que eu poderia encontrar (arquivo de reais também), procurando por padrões - para o que funciona, o que não faz, o que você leva para fora no momento, o que eu utilizei foi era em sua maior parte referência de Akira Kurosawa. Curiosamente, uma das coisas que eu observei é que o modo de fazer essas batalhas ao longo dos anos mudou dramaticamente. De volta ao dia que você veria essas grandes cenas aéreas de encargos cavalo e havia duas grandes diferenças. Primeiro, foi tudo real - não cromo ou replicação digital. E em segundo lugar, muitas vezes, quando os cavalos seriam machucados ou mortos, você pode tipo de dizer que fiquei realmente magoado. Hoje em dia você nunca fugir com isso.

Além disso, quanto mais eu assistia essas cenas mais eu sentia como aquelas tomadas aéreas, que são agora tão sinônimo de um ataque final, meio que  nos levá-la para fora do momento. Ou seja, você enfrentar esse momento como um observador objetivo em toda a sua glória com nenhum senso de perigo do inevitável impacto de centenas destes animais enormes em debandada. Eu estava interessado em no que se deve sentir, como é estar no chão quando isso acontece. Terror absoluto? Um momento de clareza? O que passa pela sua cabeça quando você está bem no meio disso?

Depois do episódio "Hardhome," havia um monte de pessoas felizes no escritório de Game of Thrones. Mas havia também uma sensação de que de alguma forma tínhamos que fazer a Batalha dos Bastardos maior e melhor. Eu, pessoalmente, senti a pressão a esse respeito e então eu tentei esmagá-la tão rapidamente quanto possível, usando como meu mantra esta resposta: "Vamos apenas fazer o melhor que pudermos." Isso não significa torná-lo melhor, ou evitar como os outros podem ter feito isso, porque, vamos enfrentá-lo, as batalhas têm sido feitas em todas as direções. Significava apenas compreender a história e tentar fazê-la da melhor maneira possível, para o tempo e dinheiro que você tem. Acima de tudo, isto significa a escolha de um ponto de vista.

EW: Os showrunners David Benioff e Dan Weiss disseram que a equipe olhou para como era a vida real em batalhas históricas para realizar as gravações. Em quais batalhas específicas ou táticas você se baseou?

MS: Tenha certeza disso. Inicialmente baseamos a Batalha dos Bastardos na batalha de Agincourt, que teve lugar entre a França e a Inglaterra em 1415. Mas como as necessidades mudaram, assim como orçamentos, tornou-se mais como a batalha de Cannae, entre os Romanos e Hannibal em 216 aC.

A estratégia e o aspecto tático foram a coisa chave para David e Dan. Eles queriam concentrar-se especificamente sobre isso, para que pudéssemos ver realmente o caminho Ramsay rodeia e desarma Jon quase exatamente da mesma forma Davos tinha planejado para derrotar o exército Bolton. Eu também fiz um monte de investigação sobre Alexandre, o Grande, que era lendário em suas proezas de estratégias de batalhas.

Dito isto, em algum momento você precisa colocar toda a pesquisa para baixo e contar uma boa história. A parede de escudo de Bolton, por exemplo, era uma forma amigável da produção para copiar um "duplo movimento de pinça" [sem] usar os cavalos como originalmente escrito, e também como uma maneira de evitar ver os horizontes no campo e, portanto, ter de vestir menos cadáveres ou preencher o fundo  do cenário em luta tão extensa, porque não havia dinheiro para isso.

Eu também gostei muito do visual da parede escudo de Bolton ter cruzes vermelhas e brancas. Se sente algo muito fascista e gráfico.

EW: O meu entendimento é que a adição de cavalos torna tudo mais difícil. Qual foi a parte mais complicada disso?

MS: O fator tempo. Tudo levava cerca de 50 por cento mais tempo. Também eles precisam de um terreno relativamente sólido para correr, e quando chovia o campo se tornaria um pântano e teríamos de colocar toneladas de cascalho para ficar firme. Cavalos também se cansam e ficam assustados, e alguns acabam tendo um desempenho melhor do que outros. Eles também precisam de um campo inteiro separado para descansar. Oh, e eles mijam todo o tempo.

Na verdade, uma das cenas mais difíceis de filmar foi a transformação entre as diferentes facções antes da batalha real. Conseguir um bando de cavalos ficar ali o dia todo e não fazer nada é muito mais difícil do que fazê-los correr ao redor. Eles iriam peidar e fazer xixi muito, muitas vezes no meio das cenas [de Kit Harington].

EW:Qual foi o maior desafio global sobre gravar isso?

MS: Absolutamente a logística de encenar uma cena de batalha deste tamanho era como fazer uma batalha por si mesmo, menos a coisa de vida/morte. Por exemplo: O número de dias para fazê-la, onde gravá-la. O que acontece se chover? Como você alimenta 600 pessoas todos os dias? Não me interpretem mal, eu pessoalmente, não tenho que decidir isso, mas as decisões criativas que eu faço são fortemente influenciados por preocupações práticas simples. Como cada vez que mudamos os cavalos levava 25 minutos para repor toda a neve falsa em campo e apagar as marcas de ferraduras. Então, quantas vezes podemos dar ao luxo de cobrar os cavalos todos os dias sabendo que precisamos para dar tempo para uma reposição que é 10 vezes mais do que o tempo geralmente utilizado? Outra coisa foi como fazer 500 figurantes parecer com 8.000 quando você está gravando em um campo onde há apenas nenhum lugar para esconder o seu défice. Torna-se um pouco como uma equação matemática maluca. E finalmente: Como você faz esses caras estimulados o suficiente correr para o outro e ficar coberto de lama, e ficar na chuva, e depois correr para o outro novamente e novamente por 25 dias, 10 horas por dia, sem eles apenas dizendo a você para parar de irritar?

O outro desafio real era a programação. Depois que eu li pela primeira vez o esboço (não tínhamos um roteiro ainda) e fomos dar uma olhada no local, uma propriedade privada calma chamada Saintfeld, na Irlanda do Norte. Os produtores me pediram para estimar o número de dias que eu pensei que ia levar para gravá-la. Depois de algumas horas e um pouco de adivinhação dissemos 28. Eles disseram que eu tinha 12 dias.

Tanto eu e Charlie Endean [meu primeiro assistente de diretor] leu o roteiro e ficou no telefone para discutir um número revisto de dias, agora com o script real em mente. Ao invés de [minha estimativa de diminuir o número de dias] - que é o que todos nós esperávamos - o número tinha subido para 42 dias. Liguei para Bernie Caulfield, a produtora, e timidamente disse a ela que eu não estava indo para incomodar enviando-a essa programação, porque todos nós sabíamos que não ia acontecer. Basta dizer que, algo precisava ser feito. Em seguida, começou o processo criativo focando os aspectos mais importantes, à procura de maneiras mais eficazes para filmar a sequência de forma ininterrupta  entre mim, Charlie, Fabian (nosso diretor de fotografia), e os produtores. Eventualmente - provavelmente alguns meses mais tarde - que terminou com 25 dias, incluindo o encontro no campo de batalha antes da batalha real e todas as cenas em Winterfell no rescaldo da Batalha dos Bastardos. Alcançar esse número foi o maior desafio. Encontrar uma maneira de empinar e organizar tudo para que pudéssemos usar cada minuto bem, a fim de espremer cada onça do que podíamos ter do nosso tempo, era a coisa mais complicada logisticamente que eu já estive envolvido.

Quando tudo foi dito e feito, nós tivemos cerca de 500 figurantes, 160 toneladas de cascalho, 70 cavalos e cavaleiros, 65 dublês e mulheres, 7 atores principais, muitas vezes 4 equipes de câmera, 25 dias para derrubá-la e uma folha chamada com frequência até 600 tripulantes.

EW: Eu sei que quando se grava você olhar para a história e momentos de um personagem ao longo do caminho, há um bom exemplo disso?

MS: Um dia, no meio da filmagem da Batalha, houve um momento quando eu percebi que acabamos o dia de filmagem e não poderíamos completar a sequência como planejado. Três dias de chuva sem parar tinha transformado o campo em um pântano, nove polegadas de profundidade com lama, assim que as coisas densamente foram abrandar, e o estado de espírito foi junto com isso. A tripulação são um grupo difícil, mas quando o vento e a chuva estão soprando no seu rosto 13 horas por dia e durante semanas a fio e é literalmente um jogo de morte para torná-lo até o morro para pegar uma bebida ou usar o banheiro, porque é tão escorregadio, todo mundo fica um pouco para baixo.

Uma noite cheguei em casa e eu meio que sabia que não poderia terminar no tempo que tinha estipulado, então eu escrevi um longo e-mail para David e Dan e para os outros produtores onde sugeri uma alternativa que eu pensei que nós poderíamos conseguir fazer no tempo restante, mas isso significaria ir "book off" durante três dias. Ou seja, estaríamos a fotografar sem um script. Eu terminei o e-mail e fiz uma xícara de chá (sem uísque), em seguida, esperei pela resposta, que eu totalmente esperado para ser um castigo pública e reprimenda em geral, mesmo para sugerir que (Dan e David como seus scripts executados a maneira como eles os escreveu, e com razão).

Já era tarde e íamos fazer isso, era necessário empregar esta ideia a primeira coisa no dia seguinte. Mas eu não podia avançar sem o seu consentimento e eles estavam em LA na época. Eu ainda não tinha trabalhado exatamente a forma como eu faria isso, eu só sabia que precisamos de um Plano B.

De qualquer forma, não 15 minutos mais tarde, eu recebo um ping no e-mail e David e Dan têm respondeu. Eles disseram que não sugado para ser capaz de terminar conforme o script, mas eles também entenderam a crise que estávamos passando, e que eles confiaram em mim e terminá-lo.

Eu acho que esta seção da luta - em que Jon está quase enterrado vivo por uma debandada de plântulas selvagens em pânico - acabou como um dos meus favoritos pequenos momentos na sequência. Sem efeitos, nenhuma luta, basta Kit dando um desempenho estelar e um tiro topo louco como ele empurra o seu caminho de volta para fora (que carinhosamente chamou de "renascimento"). A outra razão que eu gostei é por causa do que significava ser autorizados a seguir o meu intestino e ir para ele. Esse tipo de confiança que você não pode comprar e sentida como um privilégio ter sido dado esse tipo de apoio para entrar em território inexplorado pelos produtores de tal jogo de apostas altas.

Helen Sloan/HBO

EW: Quando Ramsay jogou o seu jogo de caça com Rickon, foi Jon Snow seu verdadeiro alvo lá?

MS: Absolutamente. Nas cenas que antecederam a batalha, Sansa adverte Jon para não cair para truques de Ramsay, que é exatamente o que ele faz. A morte de Rickon é apenas um estratagema para atrair Jon, e é incrivelmente bem-sucedida.

EW: Mudando para Meereen, temos uma sequência de ação com os três dragões, algo que nunca tivemos antes. Quais eram suas metas para essa sequência e como complicado foi fazer uma cena de ação com três dragões virtuais?

MS: Bem, isso ajuda a ter Joe Bauer e Steve Kullback (supervisor de efeitos visuais e produtor). Os dragões são realmente seus bebês depois de visualizá-los e atirar os elementos de ação ao vivo é realmente um caso de entregá-lo a eles e observando o que eles acabam.

Para esta sequência David e Dan disse que o que eles queriam ver era uma "demonstração" do que está por vir. Então, eu tentei abordá-lo épico, da forma mais elegante, grande-filme que eu podia.

Com a Batalha dos Bastardos apenas na esquina, estas duas sequências estavam em constante competição por recursos o que jogou como um grande fator naquilo que filmamos. Considerando as filmagens da Batalha foi um pouco mais livres devido à natureza dos elementos de ação ao vivo, batalha da Baía dos Escravos teve que ser planejado em uma base cena-a-cena.

Nós conversamos muito sobre como fotografar os dragões para que eles não se destacassem como demasiado fantástica. Eu continuei lançando a ideia de conceber tiros que parecia que eles poderiam ter sido, na verdade, um tiro na vida real (se os dragões eram reais) e com base a maioria das minhas escolhas na metragem que eu tinha visto da Segunda Guerra Mundial Supermarine Spitfires em ação.

Eu também empurrei para a ideia de permitir que os dragões para quebrar constantemente o quadro. Isto é: enquadrar um pouco menor do que o dragão real é para que ele se sentia mais como animais selvagens "no voo" fotografia. Estas coisas devem ser tão grandes, e rápidos, que é difícil manter-se com eles.

Então nós tivemos que queimar um monte de barcos e soldados de verdade - que foi divertido, considerando que foi chovendo e nós só tínhamos um barco que não podíamos realmente queimar de verdade. Em muitas filmagens estamos apenas tentando encaixar um pino quadrado em um buraco redondo assim.

Uma vez que é tudo gravado, VFX e a produção construiu um dispositivo controlado por computador direcional com vários cabos hidráulicos no formato dos ombros superiores do dragão para Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) montar e a gente filmar. Basicamente, é o seu próprio mini parque temático de montanha-russa que nós filmamos em Belfast e, em seguida, juntamos para os tiros finais.

Oh, e apesar de tudo isso foi feito para ter lugar no clima quente e seco de Meereen, nós realmente gravamos em um muito nublado, cinzento dia de chuva em Banbridge na Irlanda do Norte.

EW: Sem especificamente falando, obviamente, o que em geral o excita sobre o final mais longo das temporadas de GoT na próxima semana?

MS: Que isto é igualmente tão épica como o episódio 9... mas por razões completamente diferentes.

Assista ao vídeo da gravação da Batalha dos Bastardos:


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários