Crítica| Game Of Thrones: Um final trágico

By Helen Martins - 5/20/2019 11:09:00 PM


Após oito anos Game of Thrones chegou ao seu final na noite do último domingo (19), deixando muitos fãs frustrados, alguns felizes e muitos questionamentos em aberto.



Trabalhar numa série que tem tantos fãs dedicados e milhares de informações não deve ser algo simples nem fácil, mas os roteiristas da última temporada David Benioff e D.B. Weiss, parecem terem se perdido dentro de suas ideias e daquilo que pensaram que o público gostaria de ver. Foram sofríveis minutos vendo os principais personagens da série perdendo suas características chaves, com atores claramente sofrendo para interpretar soluções que pareceram ter sido tomadas de maneira rápida, apresada e totalmente descuidada.

O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS

O maior problema, dessa temporada final, parece ter sido a vontade dos roteiristas de dar desfechos simples para personagens complexos demais. Personagens esses, que criaram vida dentro da própria história e que conquistaram o público não por serem bons ou ruins, mas por apresentarem características humanas demais, e que por isso ganharam o carinho de quem os assistia. Exemplo claro disso é o personagem Tyrion Lannister, interpretado genialmente pelo ator Peter Dinklage. Desde a primeira temporada vemos o tyrion ser um homem esperto, que faz rápidas ligações e traça planos visando sempre vencer e se manter vivo, quem não lembra da estratégia de salvar porto real de uma invasão utilizado fogo vivo? Então como tornar esse personagem em um homem simples, facilmente enganado por seus sentimentos, para com pessoas que ele sempre mais desprezou que amou em toda a sua vida?

Os mesmos problemas podem ser encontrados nos personagens Cersei Lannister (Lena Headey), Daenerys Targaryen(Emilia Clarke) e em Jon Snow( Kit Harington). Como uma história tão rica pode ter terminado com tantas lacunas? Pra que tentar um final muito rebuscado para entregar, a todos que assistiram, um final com pobres explicações? O que houve com o final da profecia da Melissandre para a Arya (Maisie Williams)? Alguém realmente acredita que após a morte da Daenerys, pela traição do Jon Snow, os imaculados e os dothrakis deixariam ele e o tyrion vivos? E aquela reunião com os lordes e ladys de Winterfell, após aquela recusa de seguir um novo rei, a Yara realmente não aproveitaria a chance falada pela Sansa de conseguir a independência das Ilhas de Ferro? Sem contar que o Bran(Isaac Hempstead-Wright) não queria ser o Rei do Norte por ser o Corvo de Três olhos, então porque aceitar ser o rei dos sete reinos? E Jon Snow...depois de andar por todas as partes, descobrir suas origens, voltar para onde começou parece, nesse caso, ser trágico; e o que foi feita com a revelação dele ser o verdadeiro Rei? 

E por fim, o problema nunca foi o fato da Daenerys ficar louca, foi o pobre motivo do porquê. Não foi o fato da Cersei morrer soterrada com o grande amor da vida dela, ao invés de ter uma morte mais horrorosa, nem a Arya tomar um atitude que poucos acreditariam, a de fugir em um momento onde ela finalmente mataria um dos principais nomes da sua lista. Não foi o Jon sendo enganado e nem a queima de Porto Real. E muito menos o fato do Bran ter sido nomeado rei através de um discurso pouco convincente e sendo um personagem muito pouco explorado. O enorme problema, foi o mau uso de todos os recursos que se tinha disponível em GoT. Os roteiristas não precisavam entregar um final que a maioria dos espectadores queriam, mas ter feito o oposto só para, aparentemente, mostrar que poderiam e dizer que surpreenderam todo mundo acabou não agradando a  maioria do público, afinal traições e mortes de inocentes sempre foi uma das premissas de Game of Thrones, ou alguém já esqueceu de Ned Stark?

Se tem uma coisa que podemos ter certeza, é que o único pecado que Game of Thrones não cometeu foi para com sua equipe técnica. Sim, tivemos problemas de iluminação em alguns episódios e alguns no CGI, mas nada que comprometesse a beleza e a história. Essa é uma das séries que podemos falar sem medo que teve uma das fotografias e trilha sonora mais bonitas. Maquiagem e figurinos impecáveis. Foram 5 temporadas maravilhosas, 2 temporadas um pouco sofríveis e um final realmente trágico para todos os envolvidos.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários