Emma Watson fala sobre a destemida Bela da nova adaptação de "A Bela e a Fera"

By Helen Martins - 2/17/2017 08:00:00 AM



Já havíamos falado que a Bela da nova adaptação em live-action da Disney seria um pouco diferente daquela que assistimos na animação, principalmente por causa da atriz que iria interpretar a personagem, e agora Emma Watson fala um pouco sobre as ideias e pensamentos que correm por trás dessa nova Bela. 


Na versão original de 1991 de A Bela e a Fera, a voraz e autoritária Bela passeava por sua aldeia cantando uma música, um lamento de sonhador por fuga e aventura. Mas no novo remake em live-action Emma oferece a linha de uma forma que é mais urgente e mais doloroso do que antes.

Desta vez, há mais escuridão no limite dessa vida provincial. 

“No filme original você não tem muita noção de quem é a Bela, o que ela faz, da onde ela veio, como ela passa seu tempo antes de conhecer a Fera. Então, eu queria criar uma história de fundo para ela”, conta Emma.

Na nova capa da Entertainment Weekly, traz Emma Watson revelando novos detalhes sobre o passado de Bela - bem como o seu próprio. Tanto a atriz, quanto seu personagem amante do livro conseguem desafiar expectativas e romper limites.



A estrela de Harry Potter fala sobre o cruzamento real que ela enfrentou na faculdade sobre se deve continuar a atuar, e o filme indie que a fez acreditar que os filmes podem ser uma boa maneira de mudar o mundo. (Ele também tem uma conexão com a Bela e a Fera)

“Eu estava tipo, 'Eu tenho que contar esta história. Oh meu deus se eu não fizer isso, nada mais faz sentido”, ela lembra. “[Isso] me fez sentir que eu tinha outra coisa para dar e oferecer.”

É assim que sua versão da Bela se aproxima do mundo também. Pode ser um conto de fadas, mas ainda é um lugar onde as meninas têm de lutar contra a resistência impossível pelo seu feliz para sempre.


Por exemplo, em meio ao coro de aldeões e comerciantes naquela canção de abertura, você vê uma linha de meninos sendo levados para a escola, enquanto um grupo de meninas é deixado para lavar a roupa. Aprender não é trabalho das mulheres, e os vizinhos de Bela não a consideram simplesmente como uma leitora de livro peculiar.

“A Bela sente que não pertence àquele lugar, ela se sente uma estranha. Eu queria chegar bem nesse ponto”, conta Emma.

Suas ideias e independência são consideradas pior do que algo que uma garota não deve fazer - eles são perigosos. Subversivo. Bestial, mesmo.

“Eles a veem como uma ameaça”, diz o diretor Bill Condon (Dreamgirls). “É aquela coisa que permanece sob a superfície. Mas quando há uma ameaça real que unifica todo mundo, eles começam a procurar outras pessoas que os deixam desconfortáveis. Esse é um padrão bastante comum.”

Este novo perigo: o progresso. Este Bela pensante, que inventa uma máquina de lavar que libera as meninas de suas tarefas, permitindo que em seu tempo ela lhes ensine como ler. Os habitantes da cidade respondem primeiro por se maravilhar com o seu dispositivo - depois por esmagá-lo.

“Eles não acham que as mulheres devem ler e ir mais longe do que isso”, diz Emma. “Eles são profundamente suspeitos da inteligência da Bela. Quebrar a máquina de lavar roupa é simbólico não só eles quebrando algo que ela passou horas trabalhando, mas eles realmente tentando quebrar seu espírito e tentar empurrá-la e moldá-la em uma versão mais “aceitável” de si mesma.

Dessa forma, Bela já entraram em confronto com uma abundância de mente fechada, brusquidão e intimidações no momento em que ela acaba nas garras da Besta amaldiçoada, interpretada por Dan Stevens (Downton Abbey), um príncipe que está vivendo sua penitência angustiado como um gigante, cabeludo demônio em seu castelo cheio de candelabros vivos, relógios e jogos de chá.

Mas há algo diferente nele, uma sensibilidade e inteligência que o separa de Gastón, interpretado por Luke Evans (A Garota no Trem). Talvez haja algo que Bela possa ensinar a essa Besta também.

Quando Entertainment Weekly se encontrou com Watson, de 26 anos, ela estava a apenas cinco dias de se manifestar na Marcha das Mulheres, em Washington DC, ao lado de sua mãe. Nós falamos sobre trazer seu herói de Disney da infância à vida, que lutas vê hoje para mulheres e meninas, e como este filme traz a dimensão nova a Bela e o príncipe amaldiçoado.

Veja o vídeo da entrevista:



“A Bela e a Fera” chega aos cinemas brasileiros no dia 16 de março de 2017.





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários