JK Rowling fala sobre os ataques racistas após escolha de uma Hermione negra

By Helen Martins - 6/06/2016 08:00:00 AM


A autora JK Rowling já havia dado seu selo de aprovação para a atuação de Noma Dumezweni, como Hermione Granger, na produção teatral Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Agora, em uma nova entrevista, a autora fala sobre as reações de "racistas", que ocorreram após anunciarem o papel da atriz na peça.

Enquanto a grande maioria das pessoas responderam positivamente à escolha do elenco, Rowling disse: "Eu tinha um monte de racistas me dizendo o porquê Hermione deveria “ficar branca" – isto é, perdeu a cor de seu rosto após um choque - que ela deve ser uma mulher branca, o que eu tenho uma grande dificuldade de entender. Mas eu decidi não ficar muito agitada sobre isso e simplesmente afirmar com bastante firmeza que Hermione pode ser uma mulher negra com a minha bênção absoluta e entusiasmo."

Rowling ainda observou que não há nenhuma razão pela qual Hermione deve ser branca. Os livros não mencionam explicitamente sua raça ou cor da pele, e ela é frequentemente retratado como negra em artes feitas pelos fãs.

No ano passado, ela twittou, "Descrição: olhos castanhos, cabelos crespos, e muito inteligente. Pele branca não foi especificado. Rowling ama Hermione negra.", em resposta a escolha de Noma para elenco. Em um longo comunicado publicado no Pottermore, no momento, ela acrescentou: "Eu estou tão animada com a escolha do elenco para Harry Potter e as Criança Amaldiçoada. Eu não posso esperar para ver Jamie, Noma, e Paul trazer os adultos Harry, Hermione e Ron à vida no palco no próximo verão."



"Com a minha experiência nas redes sociais, eu pensei que idiotas estavam indo para ser idiotas", Rowling disse em entrevista para o The Observer. "Mas o que você pode dizer? Essa é a maneira como o mundo é. Noma foi escolhida porque era a melhor atriz para o trabalho".

Emma Watson, a atriz que interpretou o papel de Hermione no cinema, também apoiou a colega, escrevendo no Twitter: "Mal posso esperar para ver Noma Dumezweni no palco"

Sobre a peça, os criadores mantiveram o silêncio sobre o enredo, liberando apenas breves pistas nas mídias sociais e no site Pottermore. A história é começa onde o sétimo e último livro acabou - Harry é um empregado sobrecarregado do Ministério da Magia, casado e com três filhos em idade escolar. A peça irá focar no filho mais novo de Harry, Alvo, que "tem de lutar com o peso de um legado familiar que nunca quis".

Rowling - que contribuiu com as ideias, mas a responsabilidade do roteiro foi entregue a Jack Thorne - descreveu a produção como extraordinária. Escrever para teatro foi uma nova língua, ela disse. "Então, observando Jack e o que ele pode fazer em uma página e seu entendimento sobre o que vai então se traduzir no palco tem sido uma revelação para mim."

Ela acrescentou que Potter nunca tinha deixado ela. "Foi 17 anos, e só porque eu parei na página não significa que minha imaginação parou", disse ela. "É como correr uma corrida muito longa. Você não pode simplesmente parar morto na linha de chegada. Eu tinha algum material e algumas ideias e temas, e nós três [ela aponta para Tiffany e Thorne] fizemos uma história. "

Criança Amaldiçoada, é uma história desenvolvida por Rowling, John Tiffany e Jack thorne, que acompanha Harry e sua turma 19 anos após o final de As Relíquias da Morte. Fotos do elenco foram recentemente lançadas, com Nona Dumezweni como Hermione, Paul Thornley como Ron, Cherrelle Skeete como Rosa Granger-Weasley a filha de Hermione e Ron, Jamie Parker como Harry Potter, Poppy Miller como Gina Weasley, Sam Clemmett como Alvo Severo - filho de Harry e Gina -, Alex Price como Draco Malfoy, e Anthony Boyle como Escóprio Malfoy, filho de Draco.
A primeira apresentação pública de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada - apenas para convidados - é amanhã, no Palace Theatre, em Londres, seguindo-se por uma longa série de previews antes da estreia marcada para o dia 30 de julho - no dia seguinte (dia do aniversário de Harry Potter), o texto da peça será publicado em livroA produção já bateu recordes vendendo 175 mil bilhetes em apenas 24 horas e está praticamente esgotada até 2017 - o site oficial informa que todas as sextas-feiras serão colocados à venda 40 bilhetes para cada sessão da semana seguinte.

O espetáculo terá duas partes - os espetadores podem vê-las no mesmo dia ou e não. A grande luta, agora, será conseguir manter em segredo os pormenores da produção até à data da estreia: "Espero que consigamos chegar lá sem grandes spoilers, porque as pessoas terão uma experiência fantástica se não souberem o que vai acontecer", disse JK Rowling. 

Serão proibidas todas as filmagens do espetáculo e a produção já pediu aos espetadores das previews para chegarem uma hora mais cedo para que possam ser revistados à entrada. A verdade é que ao longo do próximo mês o espetáculo ainda vai estar em aperfeiçoamento. "É um processo. As pessoas verão uma versão diferente todos os dias", explicou o encenador no site oficial da peça. É para isso que servem estas previews.
Depois da estreia no palco, o universo mágico criado por Rowling volta aos cinemas, porém com outro jovem bruxo como protagonista. Em Animais Fantásticos e Onde Habitam, uma trilogia baseada no livro de mesmo nome, e escrita também por Rowling, o ator Eddie Redmayne interpretará o protagonista Newt Scamander, famoso magizoologista mencionado na série Harry Potter. O filme estreia em 18 de novembro deste ano.


Fonte: TheGuardian, Entertainment Weekly e Diário de Notícias
Texto adaptado*

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Procurando por produtos Harry Potter oficiais acesse www.quenembananana.com.br

    ResponderExcluir
  2. Procurando por produtos Oficiais Harry Potter? Os mesmos encontrados nos Parques da Universal em Orlando? Acesse www.quenembananana.com.br

    ResponderExcluir