Cassandra Clare é processada por plágio

By Helen Martins - 2/16/2016 11:01:00 AM

Por essa ninguém esperava! A autora Cassandra Clare, conhecida mundialmente por causa de sua série de livros Os Instrumentos Mortais e a série de tv “Shadowhunters”, está sendo processada por plágio pela romancista Sherrilyn Kenyon, que alega que Clare copiou consciente e deliberadamente a história dos Dark-Hunters de Kenyon, em seus livros. 

A saga Dark-Hunter é de 1998, de acordo com o processo; o primeiro livro da série Instrumentos Mortais e Shadowhunters foi lançado em 2007.

Feito no dia 5 de fevereiro, o processo – que alega violação de copyright e trademark e está pedindo por danos, perda de lucros e um final a violação – alega uma série de similaridades entre as séries.

Sobre os livros de Dark Hunter e Shadowhunter, o processo diz, “é sobre uma elite de guerreiros que devem proteger o mundo humano de ameaças paranormais que não podem ser vistas e que procuram destruir humanos conforme eles vivem sua vida diariamente”. “Ambos ganham um manual sobre como conduzir a sua missão e como agir enquanto estiverem lidando com entidades e espécies no seu mundo de ficção”, o processo adiciona.


Nele, também são destacados pontos como em ambas as séries há guerreiros que protegem os humanos de demônios, ambos encantam espadas divinamente encantadas, que também possuem nomes exclusivos, e aparentemente, em 2006, a série de Clare teria o nome de Dark-Hunter, porém Kenyon pediu para que a autora alterasse isso, o que ela fez, substituindo para “sombras”. Estranho isso não é?

Entretanto, muitos também apontam que Kenyon não inventou a ideia de um grupo de seres humanos que lutam contra o sobrenatural, e ela não poderia reivindicar a propriedade sobre uma história onde a maioria dos humanos são cegos para o mundo sobrenatural porque já encontramos histórias como essa antes. Alguém já assistiu ou assiste Supernatural?

Cassandra Clare não manteve o silêncio (ainda bem) com toda essa situação e se diz “surpresa e desapontada” com a acusação de plágio. Em sua resposta pública, seu advogado John Cahill disse: “Cassie está tanto surpresa como desapontada com a Sra Kenyon, que trouxe à tona um processo uma década após a estreia de seus livros…

Kenyon também pede o fim de todos os elementos envolvendo os Caçadores de Sombras, que continua a ser expandido em livros, com vários spin-offs já confirmados.  Quer nada, não é?



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários