Resenha| Naomi & Ely e a lista do não beijo,de David Levithan e Rachel Cohn

By Unknown - 1/20/2016 07:25:00 PM


Resenha: Naomi e Ely e a lista do não beijo
Autores: David Levithan e Rachel Cohn
Editora: Galera Record
Páginas: 256
Classificação: 4,5

Sinopse: Naomi & Ely e A Lista do Não-Beijo - David Levithan - A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma.

“Naomi & Ely’s no kiss list” é resultado de uma parceria incrível, que também conta com mais dois romances “Dash & Lily’s book of dares” e “Nick & Norah’s infinite playlist” (Os livros são independentes). Existem níveis de amizades que as pessoas criam, quando estão na escola, na faculdade, no trabalho, no parque, na igreja e a lista é infinita, mas qual é o nível da amizade de duas pessoas que cresceram juntas no mesmo andar de um prédio em NY? Naomi e Ely, Ely e Naomi é assim que eles são conhecidos, corpos diferentes para a mesma pessoa... Será? Um completa o outro em tudo, o pequeno detalhe é que Ely é homossexual. Um segundo pequeno detalhe é que Naomi é apaixonada por ele.

“Nível 10 (mas em outro plano completamente diferente, onde talvez os números nem sequer existam): quando digo “eu te amo” a Ely e não estou mentindo para ele, mas para mim mesma. Ele absorve minhas palavras como se elas fossem algo natural, vindas de sua melhor amiga/quase-irmã. E o Jogador Número 1: Naomi quer mesmo dizer aquilo dessa forma. De verdade. Mas, talvez, de outras formas também. Confusas e impossíveis.”

Logo a primeira frase do livro é Naomi dizendo que mente o tempo todo, para todas as pessoas, mas a realidade é que no final das contas ela mente principalmente para si. A lista do não beijo foi criada para que nenhum garoto atrapalhasse a relação “Naomi & Ely”. Que de acordo com ambos é uma coisa insubstituível, inquebrável e eterna, sendo assim não pode sofrer riscos. Tudo funcionou muito bem, até que Ely beija o namorado de Naomi...

A temática do livro é clara: amizade. Apesar disso, o livro é repleto de pensamentos maldosos entre os protagonistas. Um (e provavelmente o único) fator que não me deixou completamente satisfeita com a obra, é que para um amor tão grande que existe entre os personagens, seus sentimentos demonstram outra coisa. Inclusive quando Ely beija Bruce segundo, não passa por sua cabeça que isso seria errado e magoaria Naomi, mesmo quando ela afirma isso.

“Não estou aqui para fazer recriminações furiosas do tipo: “Você roubou meu namorado, Ely! Roubou minha confiança — em VOCÊ, não nele.” Não consigo falar nada, porque meu estoque de mentiras acabou. Se disser agora o que realmente sinto, Naomi & Ely jamais voltarão a ser Naomi & Ely novamente. Por que foi necessário que você roubasse meu namorado para eu finalmente entender que nunca vai me amar como eu te amo?”

Por outro lado, a história aborda a homossexualidade de um jeito natural, o que convenhamos, ainda não é na nossa sociedade. E acredito que falar sobre o assunto, é uma forma de ajudar a quebrar o tabu! 

Ao ler Naomi & Ely’s no kiss list o leitor vai se ver preso a história, mesmo quando não acontece nada demais, o que na minha opinião é sem dúvidas, maravilhoso.

A edição do livro é simples, porém, conta com uma novidade –pra mim, pelo menos- em todos os capítulos algumas palavras são substituídas por símbolos, por exemplo a palavra amor é trocada pordiversas vezes.

Outro detalhe do livro é que é narrado, tanto pelos protagonistas quanto pelos personagens secundários. E são vários, Bruce I, Bruce II, Gabriel... Não comentei sobre eles na resenha porque apesar de serem muitos e narrarem a história, são pouco explorados. Foi um ponto positivo envolver os personagens secundários na narração da história e assim nos mostrar vários pontos de vista, mas ao mesmo tempo existe o ponto negativo desses personagens não terem seu lugar realmente. A linguagem informal deixa o livro cada vez mais fácil e gostoso de ler!

As atitudes e pensamentos de Ely por muitas vezes me tiraram a paciência, e as atitudes de Naomi por aguentar isso também, até que me dei conta que o amor que ambos sentiam era muito maior do que dava para escrever. E observar a evolução dos personagens –principalmente da Naomi- ao longo do livro é muito bom e lindo.

“É uma grande mentira dizer que só existe uma pessoa com quem se vai ficar pelo resto da vida. Se tiver sorte — e se esforçar bastante —, sempre haverá mais de uma.”


Essa resenha ficou curtinha, porque o livro é curtinho hahaha mas é muito bom. Recomendo para todos aqueles que gostam de uma história com amizade, amor, traição, descobertas e cupcakes! Contudo, o livro fica numa classificação mais juvenil e talvez pessoas mais velhas não curtam tanto quanto eu curti.

Para quem gosta de ver o rostinhos dos personagens, além de imaginá-los durante a leitura o livro tem sua adaptação para filme, e está no netflix. Protagonizado pela Victoria Justice e o Pierson Fode, o filme é bem fiel e talvez seja até melhor que o livro! 

Calma, o livro é maravilhoso e cheio de detalhes, porém o filme conseguiu cortar tudo que eu não gostei nos personagens, e contar a história tão bem quanto, excluindo detalhes dispensáveis.

Vale a pena assistir, quando você quiser assistir um filme fofo, engraçado e sem grandes problemas. Com certeza é um dos livros mais simples que eu mais amei ter lido!


A história não decepciona, e muitas vezes me fez pensar no valor da amizade, e até que ponto esse valor se estende.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários