Resenha| Felizes para sempre – Antologia de contos da Seleção, de Kiera Cass

By Helen Martins - 1/31/2016 12:37:00 AM

Título: Felizes para sempre – Antologia de contos da Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Número de páginas: 446
Classificação: 5/5

Sinopse: Esta coletânea traz os contos A rainha, O príncipe, O guarda e A favorita ilustrados e com introduções inéditas de Kiera Cass. Conheça o príncipe Maxon antes de ele se apaixonar por America, e a rainha Amberly antes de ser escolhida por Clarkson. Veja a Seleção através dos olhos de um guarda que perdeu seu primeiro amor e de uma Selecionada que se apaixonou pelo garoto errado. Você encontrará, ainda, cenas inéditas da série narradas pelos pontos de vista de Celeste e Lucy, um texto contando o que aconteceu com as outras Selecionadas depois do fim da competição e um trecho exclusivo de A sereia, o novo romance de Kiera Cass. Este é um livro essencial para os fãs de A Seleção, que poderão se aprofundar mais nesse universo tão apaixonante.

Fiquei tão feliz quando anunciaram que a Kiera Cass estava escrevendo esse livro, imaginei que ela finalmente conseguiria sanar todas as dúvidas e curiosidades que ficaram comigo após ler a trilogia de A Seleção e ela não me decepcionou!

Nesse novo livro Kiera nos traz: 4 contos – A Rainha, O Príncipe, O Guarda e A Favorita - 3 diferentes cenas sob a ótica de Celeste; um pequeno trecho com cenas sob a visão de Lucy; um epílogo extra de A Escolha, mostrando uma cena passada 2 anos após o terceiro livro da série; e três resumos sobre o que aconteceu na vida das três outras personagens que compuseram a Elite (Kriss Ambers, Natalie Luca e Elise Whisks), mais conhecido como grupo de finalistas da Seleção. Além disso há os 2 primeiros capítulos de “ A Sereia”, livro escrito por Kiera anterior a Seleção, e que foi publicado esse ano pela editora Seguinte.

Um dos pontos de destaque do livro além da capacidade da autora de escrever tantos personagens complexos e envolventes, foram as ilustrações, feitas pela Sandra Suy, ficaram realmente perfeitas e deram um toque todo especial aos contos. Não tem como você não ver a imagem e não enxergar os personagens nela

Todos os contos começam com uma introdução feita pela Kiera explicando um pouco sobre o personagem e como ela lidou com eles, então é bom prestar atenção nisso, pois é nesse momento que a autora escreve sobre sua visão dos personagens, além de seus anseios e receios com relação a história. 




1º conto - A Rainha
Através deste conto vemos um pouco de como foi a seleção da rainha Amberly. Todos que leram os livros de A Seleção, nutriram um profundo ódio pelo Rei Clarkson, com toda razão, e é nesse conto que a Kiera nos mostra um pouco como ele se tornou esse personagem tão odiado.

Narrado em primeira primeira pessoa, pela adolescente Amberly, vemos nesse conto um projeto do que viria ser a doce rainha Amberly, em quem America se inspira, uma jovem completamente apaixonada pelo ainda príncipe Clarkson.

Amberly, cresceu dentro da casta 4, em uma das piores regiões da Illéa, Hondurágua. Descobrimos que a Amberly sempre foi uma pessoa muito doente, e em certo momento foi cogitado que ela fosse infértil, algo que atrapalharia em ser escolhida como rainha, para o príncipe Clarkson, por quem era apaixonada desde os 7 anos de idade.

É através da visão de Amberly que vemos que Clarckson era um príncipe triste, que se escondia por trás de uma faixada de alegria e coragem, e que a família real não era tão perfeita assim, muito pelo contrário, a infelicidade acontecia dentro das paredes do castelo, algo que não desculpa de forma alguma tudo que ele fez na trilogia A Seleção.

Podemos perceber também, que Clarkson realmente amava Amberly, pois no conto vemos tantos motivos para ele, sendo pressionado pelo pai, abandonar a garota que era apaixonada por ele desde os 7 anos, e mesmo assim permanecer fiel aos seus sentimentos por ela. Algo interessante é que assim como Maxon, o príncipe Clarkson soube quem seria a sua escolhida desde que a viu.

Bom, eu não posso deixar de colocar aqui uma parte que a Kiera escreveu sobre esse conto e a qual eu concordo totalmente: “Nunca quis que esse conto fosse uma justificativa para relacionamentos abusivos. Minha intenção era que essa história, como tudo que faço, fosse apenas honesta. Sabemos que Clarkson tem seus defeitos. Amberly também. O conto é uma espiada nos bastidores da vida de duas pessoas despedaçadas”.


2º conto -  O príncipe 
Ahhh o nobre Maxon, apesar de ficar com raiva dele em vários momentos durante a trilogia A Seleção, muitas coisas ficaram claras em seu conto. Para começar a entender o personagem temos que imaginar a seguinte situação: Você acabou de completar 19 anos, é o filho único dos monarcas, logo irá tornar-se rei – precisando entender tudo o que acontece no reino -, seu pai –o rei- é extremamente controlador, você é acompanhado desde de criança por milhares de pessoas e como se isso não fosse suficiente, você terá que escolher uma mulher para se casar -  as quais você nunca viu-  em meio a uma seleção, e grande parte das 35 escolhidas foram eleitas por seu pai, deu para entender a situação né?

 No conto podemos conhecer um pouco mais do Maxon, além de tudo aquilo que foi apresentado, podemos ler a preocupação dele com cada uma das escolhidas, assim como conhecer os seus mais profundos medos e que como, uma vez ou outra, ele se dá bem com o seu pai.


3º conto - O Guarda
Aqui vemos vários acontecimentos pelo ponto de vista do Aspen, dede o momento que ele se arrepende de deixar a America, até quando ele encontra ela no palácio, tenta recuperar se amor e se apaixona por uma nova personagem. Vemos que o que afastou Aspen da américa foi a sua teimosia, e quando ele finalmente vê isso, já é muito tarde. É através dos olhos dele que descobrimos como funciona a guarda real e o que acontece quando os homens-garotos entram nela. 

O mais legal é que ver o quanto o Aspen ajuda o Maxon, por ser considerado quase insignificante pelo rei e seus assessores ele ouve muitas das conversas importantes e planos feitos pelos mesmo, e repassa para America e Maxon. É bonito a forma que ele voltar a se apaixonar e a notar que de algum modo sempre vai amar a America, mas que o tipo de amor já mudou a muito tempo.

Ps: Ambos os livros O Príncipe e o Guarda já haviam sido lidos anteriormente e resenhados aqui no blog,e se passam, respectivamente, em meio aos livros de A Seleção e A Elite, trazendo cenas sobre a perspectiva de Maxon e Aspen daqueles momentos da história. para ler a resenha mais aprofundada deles basta clicar AQUI.




4º conto: A favorita
Acho que desde que a Kiera anunciou que estaria fazendo outro livro repleto de contos com novas histórias, esse era o que eu mais queria ler e foi de longe o MELHOR conto do livro. Marlee foi uma personagem que me conquistou, principalmente, por ter se mantido fiel aos seus sentimentos, mesmo sabendo que corria riscos  e mais uma vez me encantei com a doçura e coragem de Marlee.  

O conto já se inicia narrando um dos pontos mais tensos do livro A Elite, a história de tudo o que aconteceu após ela ser pega nos braços do soldado Carter, e podemos finalmente descobrir exatamente como Maxon agiu na situação. Tudo é explicado tim-tim por tim-tim, de como surgiu o romance dela com Carter, como foram pegos, o castigo, como se recuperaram, casaram e passaram a viver no castelo, honestamente a história de amor deles é tão bonito que chega lágrimas aos olhos. Ahhh e Marlee e Carter foram os primeiros habitantes de Iléa sem ter uma casta.


Cenas de Celeste
Aqui conhecemos um pouco da selecionada, Celeste. Minha gente, como eu odiei essa personagem, e nesse conto pude entender um pouco mais sobre ela e perceber que muito do que ela fazia era uma faixada muito grossa para não sofrer. Vemos o que aconteceu depois do beijo, muito quente, que ela troca com o príncipe Maxon, e a America vê, não foi algo muito bonito não. Esse é um dos menores contos, mas é bem informativo sobre a personagem.


A criada
Aqui vemos um pouco mais do relacionamento de Lucy e Aspen. Já começamos lendo o que aconteceu depois que Lucy descobriu que seu atual “namorado” já havia namorado America, a quem todos do castelo já via como a futura rainha. Kiera aqui destruiu um pouco os corações dos leitores, principalmente por causa da indecisão de Aspen, coisa que a Lucy não merecia, mas no fim deu tudo certo.



Depois de A Escolha
MEU DEUS!!!!! O que falar desse epílogo bônus? Que coisa mais linda, maravilhosa, mais cheia de graça hahahahahahha, nada melhor do que ver um pouco do felizes para sempre de America e Maxon, dois anos depois de casados o casal está mais feliz do que nunca, America está administrando perfeitamente o posto de rainha sem muitos problemas e Maxon está provando o que todos já sabiam que ele iria ser, um excelente rei. O conto acontece no dia do 21º aniversário de Maxon, e America tem um presente bem especial para ele.

Por Onde elas andam
Outra ideia fantástica da Kiera, mostrar o que aconteceu com algumas das outras candidatas de A Seleção, e até aqui a autora conseguiu incluir certos detalhes que ficaram fora da história e que é muito interessante para aqueles que leram a série.

Por fim (simmm chegamos a um fim), amei o livro achei uma ideia maravilhosa da Kiera Kass juntar esses contos em um livro único, só acho que ficou faltando um conto pela perspectiva do próprio rei Clarkson, acho que ele é um personagem que merecia um destaque e conhecermos ele um pouco mais, ou, a autora poderia ter feito isso até mesmo no conto de A Rainha, que apesar de ter gostado muito, achei que ficou um pouco superficial, valeria apena a Kiera ter feito um livro apenas para esse conto e ter trabalhado mais a história. Espero que tenham gostado da resenha e corram para ler esse livro!




  • Share:

You Might Also Like

0 comentários