Resenha| As Crônicas dos Kane: A Sombra da Serpente

By Helen Martins - 4/05/2015 03:52:00 PM

Título: A Sombra da Serpente
Autor: Rick Riordan
Número de Páginas: 352 páginas
Editora: Intrínseca

Classificação: 5/5

Sinopse: Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar. Os magos estão divididos. Alguns deuses egípcios estão enfraquecendo e, um a um, começam a desaparecer. Walt, um dos mais talentosos combatentes da Casa do Brooklyn, foi amaldiçoado, e sua energia vital está se esvaindo. Zia agora é responsável por Rá, o deus sol, que está completamente senil e não será de grande ajuda. Sadie e Carter, ao lado de alguns jovens magos e uns poucos aprendizes, são os únicos dispostos a enfrentar a serpente e salvar o mundo.

A sombra da serpente é o terceiro – e último – livro da trilogia “As Crônicas dos Kane”, que fecha a série de forma muito satisfatória. O livro é narrado em primeira pessoa e alterna, dois a dois, os capítulos de Sadie e Carter – Os irmãos Kane. Para quem não lembra, a história é a transcrição de uma gravação de áudio feita pelos Kane, onde estes contam suas aventuras e dividem seu conhecimento sobre mitologia egípcia e magia.

Rick Riordan conseguiu fazer o que muitos autores, quando incluem muitos personagens nos seus livros não conseguem, dar um final digno para todos os seus personagens, e quando eu digo todos eu quero dizer até aqueles personagens que apareceram no primeiro livro, sumiram no segundo e reapareceram neste terceiro.

Nesse último volume, os irmãos Kane - Sadie e Carter - têm uma nova missão impossível: impedir que Apófis, a serpente do Caos na mitologia egípcia, destrua o mundo mortal, os Deuses e transforme a criação num verdadeiro mar de Caos e desordem. 

Como nos outros dois livros da trilogia, este é repleto de curiosidades e informações sobre a mitologia e a cultura do povo egípcio, o que por si só já é fascinante, mas Rick vai além: ele coloca essas informações de uma forma leve e divertida, sem deixar a história maçante ou parada. 

Aliás, parada é uma palavra de que passa longe dessa história. O tempo todo e a cada capítulo há diversas coisas acontecendo ao mesmo tempo, para lá e para cá, sempre uma corrida desenfreada contra o tempo.

Quanto aos personagens, não tem o que falar mal. Você torce por eles a cada capítulo e acaba se identificando com muitos dos seus dilemas. No final, você espera que tudo acabe bem e que eles fiquem juntos por mais louca ou pior que seja a situação que eles têm de enfrentar ( que o diga Anúbis-Sadie-Walt)

O livro continua a ter uma leitura muito fácil, rápida e envolvente. Não tem um momento que você não fique ansioso para saber o que vai acontecer nas próximas páginas. O autor realmente sabe utilizar algo que pode não ser muito atraente para muitos, como a mitologia, mas ele consegue desenvolver uma história de aventura, com personagens interessantes, divertidos, carismáticos, utilizando sempre uma dose certa de humor em suas narrativas.

O final é bom e deixa uma pontinha solta para uma possível continuação, assim como já aconteceu com outros livros do autor. Nem todos os problemas estão completamente resolvidos mas sabemos que Riordan talvez faça outra série com os mesmos personagens, acrescentando personagens, misturando um pouco as mitologias ou resolva a pontinha solta no Crossover da séria As Crônicas dos Kane com a série Percy Jackson.

O que mais pode-se escrever do último livro das crônicas dos Kane? Uma coisa é certa...não decepcionou em nenhum capítulo. E as aulas sobre a cultura do Egito antigo continuam.

Quanto a você que está ouvindo esta gravação: nunca estaremos ocupados demais para novos iniciados. Se você tem o sangue dos faraós, o que está esperando? Não desperdice sua magia. As portas da Casa do Brooklyn estão abertas.

“A Sombra da Serpente”, traz um bom final para a trilogia, misturando humor, aventura, magia e mitologia na dose certa. 


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários