Primeiras Impressões| A Playlist de Hayden, de Michelle Falkoff

By Helen Martins - 4/01/2015 05:35:00 PM

Título: A playlist de Hayden
Autora: Muchelle Falkoff
Editora: Novo Conceito

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
                              
Isso é o que Sam sabe:

Houve uma festa.
Houve uma briga.
Na manhã seguinte, o melhor amigo de Sam, Hayden, estava morto.
Tudo o que ele deixou para Sam foi uma playlist – e um bilhete. 

                             "Para Sam. OUÇA. Você vai entender."

Amo livros que envolve músicas em suas narrativas e com A playlist de Hayden não poderia ser diferente. Esse é um livro que vai te deixar apreensivo já nos primeiros capítulos. Apesar de tratar de temas pesados (Bullying e Suicídio) a autora consegue fazer a narrativa ser leve e envolvente de forma bastante madura.

Os 8 primeiros capítulos são todos narrados pelo Sam (não sei se no restante do livro continuará assim), é através dele que conhecemos o Hayden, seu melhor e único amigo, que ele encontra morto horas depois de uma festa, onde aparentemente rolou uma briga. É nesse momento que nossa curiosidade vem totalmente à tona, que briga foi essa? Com quem foi a briga? Porque o Sam não estava falando com o Hayden? O que fez o Hayden cometer suicídio? Viu? Não são poucas as perguntas que você começa a fazer logo nas primeiras 5 páginas do livro!

A todo o momento o livro dá a entender que na realidade parece mais como se Sam não conhecesse o seu amigo tanto quanto ele acha que conhece, porque durante a narrativa dá para perceber que o Hayden guardava mais segredos do Sam do que ele imaginava e um desses segredos é a garota Astrid que aparece na história para nos falar de uma das faces escondidas de Hayden.

A cerimônia já estava quinze minutos atrasada e eu ainda podia ouvir gente chegando atrás de mim. Para um cara que tinha praticamente um único amigo, aquele funeral estava bastante lotado. Ele teria odiado tudo aquilo, eu tinha certeza. Ele estaria sentado ali atrás, junto comigo. Pág20

Hayden parece ser um personagem complexo, assim como na vida real, ele é caracterizado com várias facetas, o Hayden que o Sam conhece não é a mesma pessoa que circula em outros círculos sociais, e sim, para a surpresa de Sam, seu melhor amigo tinha e frequentava outros círculos sociais e não era tão solitário quanto parecia ir. Mas você pode pensar...Essa história é apenas sobre o Hayden certo? Sobre saber o porque ele fez o que fez? É  aí que você se engana, essa é uma história que vai envolver mais personagens do que você imagina principalmente o Sam porque foi ele que ficou para ver as consequências do que aconteceu e lidar com uma culpa que talvez nem seja dele.

Tudo fica ainda mais interessante quando em um jogo de RPG online - Lá, ele podia ser quem ele quisesse, o qual os dois amigos viviam jogando, Sam começa a receber mensagens misteriosas, supostamente enviadas por Hayden (Mas ele está morto, certo? Então quem as envia?). Então o mistério começa a ficar mais sombrio e profundo. Mensagens constantes, acontecimentos inexplicáveis, e o mais importante, a vingança de todos que contribuíram para a morte de Hayden. Quem estará por trás de tudo isso?

Os títulos dos capítulos são os nomes das músicas que estão na playlist os 8 primeiros são: How to disappear Completely – Radiohead; Crown of Love- Arcade Fire; Mad World- Tears For Tears/Gary Jules; Invisible- Skylar Grey; One - Metallica; Pumped Up Kicks – Foster the People; I Don’t want To grow Up- Ramones e Diane Young- Vampire Weekend. Como dá para notar é uma playlist que tem basicamente Rock ao Pop/Rock. 

Vale ressaltar que parte da renda deste livro será doada pra Fundação Abrinq – Save The Children, que promove a defesa dos direitos e exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

A Playlist de Hayden chega às livrarias no dia 06 de Abril!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários